ACORDO ibérico

ANDIF e ADDE aliam-se para melhorar o potencial e a qualidade do coletivo em
Portugal e Espanha
O principal objetivo deste acordo é estabelecer um quadro de colaboração entre ambas as instituições para melhorar o potencial e a qualidade do coletivo em Portugal e Espanha, através da realização de atividades com a Associação Nacional de Dirigentes de Futebol e Futsal (ANDIF), que representa os Dirigentes Desportivos e o seu coletivo.
Com este acordo, ambas as partes pretendem levar a cabo um intercâmbio de experiências desportivas, de gestão e culturais entre as instituições, a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento do futebol entre Portugal e Espanha, bem como para o reconhecimento dos nossos profissionais.

Da mesma forma, serão apoiados projetos de integração social através de atos e eventos para toda a coletividade, serão trocados conhecimentos e experiências em planeamento estratégico e organização de competições, serão desenvolvidas atividades de investigação, formação e consultoria para favorecer o desenvolvimento desportivo de ambas as instituições e trabalhar-se-á num plano integral de formação e educação da coletividade e permitir o acesso a recursos e programas estratégicos de desenvolvimento e profissionalização, na sua internacionalização através da Federação Internacional de Diretores Desportivos (FIDS).
A ANDIF e a ADDE unem esforços com a assinatura do acordo para promover e apoiar a candidatura ao Campeonato do Mundo de 2030 e estabelecer estratégias para a projeção internacional de ambas as associações e países.
Ambas as instituições nacionais comprometem-se a manter uma parceria para melhorar a qualidade e o potencial do futebol em Portugal e Espanha através de um plano de trabalho com objetivos anuais específicos com este acordo ibérico.


Nas palavras do presidente Diamantino Gonçalves:
“Importante acordo para afirmação e reconhecimento do dirigente desportivo, unindo ambos os países num objetivo comum. Tendo o mundial 2030 como pano de fundo”
Queco Huerta, Presidente da Associação de Dirigentes Desportivos Espanhóis (ADDE):
“Este acordo é um passo importante para este projeto comum de Associações, mas também para ambos os países pela profissionalização do nosso coletivo e tudo o que nos une, como países vizinhos . Queremos que seja um acordo duradouro entre os dois países, juntando forças para apoiar a candidatura ibérica ao Mundial de 2030 e estabelecendo um roteiro comum”.